O regresso – Single Speed totalmente rigida

Como já é hábito todos os anos por esta altura monto uma Single Speed TOTALMENTE rígida e este ano não é excepção. A finalidade é a Invernal da Guarda, em que o objectivo não é só participar, é sim lutar pelo pódio tendo sempre em vista o 1º lugar. Um objectivo extremamente complicado e por isso tenho que montar a bike com alguma antecedência para me preparar e adaptar todos os anos a esta limitação que me imponho. Apesar de parecer estranho é algo que me desafia a mim e aos meus limites e por isso me dá um certo gozo faze-lo todos os anos, com a mesma vontade e ambição.

Já estão agendadas algumas maratonas no calendário…

• Maratona de Idanha-a-Nova – 17-10-2010

É já amanhã e vai ser o ponto de partida da minha preparação, o objectivo prende-se em perceber a minha condição física (péssima, muito má, degradante) e chegar ao fim inteiro.

• Maratona de Pinhel – 21-11-2010

Será no fim-de-semana anterior e já me pretendo apresentar em forma aceitável.

• Maratona da Invernal da Guarda – 28-11-2010

Será o objectivo final.

Limitações da Bike

Single Speed e totalmente rígida (sem suspensões)

A relação da transmissão será a equivalente à 2ª mudança à frente e à 6/7 a trás, portanto na frente 32dentes e a trás 15dentes.

Peso: 8,420 Kg

Perguntas frequentes…

O que é o uma bicicleta Single Speed?

É uma bicicleta que possui apenas 1 mudança.

Quais as vantagens?

Nenhumas…

GeoRaid Montalegre Dia 1 e 2

Sem tempo para fazer uma reportagem a sério do evento, fica uma breve descrição… e fotos.

Foram 2 dias bastante duros onde o espírito de grupo perdurou sempre, pois realizamos a prova em conjunto, 3 equipas a curtir e com muita diversão e 1 furo meu, só podia. A diversão esteve ao máximo, onde as descidas eram sempre a fundo com a minha Remedy 7, apesar de ser um autentico TRACTOR para esta prova, não nos portamos mal e quase ganhávamos o pique do ultimo dia!!! . Se não fosse o  “cota” do grupo… lol

3ª etapa do GeoRaid – Montalegre – Dia 0

Depois de termos(Eu e o David) realizado a 1ªetapa em São Pedro do Sul e termos obtido um 7º posto, decidimos também estar presentes na etapa de Montalegre, etapa esta que percorre a bonita serra do Gerês. Mas desta vez decidimos estar presentes com um espírito diferente, decidimos deixar a competição de lado e simplesmente curtir a paisagem e os trilhos pois as bikes que trouxemos são as bikes de Enduro/All Mountain, ou seja a mesma bike que fez no fim-de-semana o DownHill Urbano na Guarda irá realizar o GeoRaid!!! 150mm de curso = sofrimento e pura diversão… 😀

1ª Etapa – 108 Kms, 3400mtr de acumulado!!

O belo do Monstro…

Racing Pack …

10º lugar na Taça de Portugal de DHU – Guarda

Dia 19 de Setembro decorreu na Guarda a prova da Taça de Portugal de DownHil Urbano, prova essa em que eu decidi participar por se uma prova local, com o intuito de me divertir e claro dar o meu melhor, apesar de já a bastante tempo não treinar para este efeito.

A bicicleta que apresentei para participar nesta prova foi a minha Trek Remedy 7, uma bike verdadeiramente de Enduro/All montain que com apenas 150mm que não é uma bike de DH puro mas que neste circuito “desenrasca” bastante bem.

Os treinos correram-me bastante bem, sempre a analisar trajectórias, saltos, curvas… enfim tudo aquilo onde conseguisse tirar tempo e ser o mais perfeito possível. Em relação às 2 mangas que disputei, na 1ª manga não houve nada que me tivesse corrido menos bem e fiz tudo como o previsto sem nenhum deslize que deu um tempo de 2:02:800. Para a 2ª manga entrava com o objectivo de baixar da barreira dos 2 min, ou seja teria que recuperar 2 segundos e 800 milésimas, tudo correu bastante bem, mas não sabia mesmo mais e apenas consegui tirar 1 seg e 500 milésimas obtendo o tempo de 2:01:300 que me deu direito a 9º à Geral e 7º em Elites. Para mim um excelente resultado face ao treino que tenho tido quer em cross quer em DH que é, nenhum 😛

Reginal da Beira Interior

Vai-se realizar dia 11 de Setembro o Regional da Beira Interior em Castelo Branco, ao qual eu e mais de metade da equipa do Guarda Unida não estará presente uma vez que temos casamento de um amigo de pedal.

A data inicial para esta prova era dia 28 ou 29 de Agosto e foi alterada sem razão aparente, sendo que a justificação foi… “a pedido de várias famílias a prova foi alterada porque havia muita gente de férias!” contudo a prova já está marcada desde o inicio do ano e nós não temos culpa. Tambem, ninguem se lembrou de contactar o clube  a perguntar qual a nossa disponibilidade e se por acaso nós estariamos de férias!! Infelizmene não estamos, mas temos outros compromissos que nos impedem de estarmos presentes. Um facto curioso é a prova do NorteAlentejo se ter realizado no mesmo dia, dia 28 ou 29 de Agosto!!!!!!!!

Considero uma falta de resperio perante o Guarda Unida e principalmente para comigo e com o David Rebelo que disputávamos o 2º lugar desta prova e vemo-nos assim afastados do TOP3 que era o nosso objectivo. Por estes factos sinto-me prejudicado pois este ano, este era o único campeonato que estava a realizar na integridade e fica provado que não vale a pena realiza-lo…

Para o ano 2011 apenas realizarei a prova do regional da Guarda se existir, e recuso-me a ajudar a realização desta prova, apenas participo por ser uma prova na minha cidade.

RESCALDO – Guarda – Albufeira em 28Horas

Sai da GarBike as 20h e fui para casa ultimar os preparativos para esta mega aventura e descansar o que consegui, pois o estado de ansiedade era enorme e a vontade de arrancar ainda maior. Dormi 40min e acordei sobressaltado com medo d me ter atrasado. Acordei as 23h e jantei pela 2ª vez massa para atestar as reservas.

A partida foi feita na GarBike, onde se juntaram amigos e familiares que fizeram questão de nos ver arrancar para esta jornada, que teve inicio à meia noite em ponto.

Ao chegar à Covilhã tivemos um problema, o espigão de selim do David cedeu. Problema que foi resolvido em Castelo Branco com um espigão e aperto novo trazido pelo pai do David. A Gardunha já estava para trás, faltava chegar até Nisa para entrarmos em terreno plano que nos iria levar praticamente até as portas do Algarve.

Para já chegámos a Évora pelas 11,30h mas os últimos km tinham sido feitos numa estrada com o piso degradado que nos desgastou bastante. O João estava com problemas nos joelhos e já falava em desistir algo que felizmente não aconteceu, aliás ninguém fugiu a este pensamento uns mais tarde outros mais cedo. A paragem foi feita no McDonald de Évora que serviu para nos alimentar e dormir algo que não aconteceu devido a forte temperatura, por este motivo estivemos parados 3h sem pregar olho.

Arrancamos com um calor insuportável e decidimos rolar devagar para não desidratarmos em demasia, andávamos a 20km/h onde poderíamos facilmente andar a 40km/h. Até Ferreira do Alentejo tivemos média de temperatura de 41graus e máxima de 46graus!! Paramos em Ferreira com o intuito de jantarmos e arrancar mas aquela fonte olhou para nós e nós para ela, e de fonte passou a jacuzzi!

Acabamos por não ir a jantar ao restaurante e comemos os mantimentos que levávamos. Aqui todos conseguimos dormir o que deu muito jeito. Eu dormi e “desliguei” completamente, fui à lua e voltei, quando acordei perdi um pouco a noção da realidade, parecia que tinha aparecido ali de pára-quedas e sentia-me bastante ensonado, a sensação mais parecida que me lembro é de ter acordado da anestesia geral quando fui operado ao apêndice, estava atordoado de todo e dorido. Quando arrancamos já escurecia e o calor já era, estava finalmente uma temperatura aceitável. O ritmo aumentou consequentemente, e eu tinha o tendão de Aquiles no pé direito a entrar em dificuldade! Na entrada na IC1 iniciávamos o ataque final que tinha 80kms muito desgastantes devido ao constante sobe e desce, já todos se queixavam de algo. Eu já não conseguia empurrar o pedal direito para baixo, apenas o puxava para cima. Esta estrada têm muito movimento o que nos obrigava a atenção redobrada.

A parte final foi dolorosa para mim particularmente, mas todos já íamos muito desgastados, já pedalávamos à mais de 24h e estávamos a vencer subida atrás de subida. Vencemos um acumulado jeitoso nestes últimos km que pareceram uma eternidade, cada subida parecia uma subida a Torre na Serra. Eu nos últimos 15kms estava em sofrimento com o tendão, o pé direito estava praticamente imobilizado, já não conseguia fazer força de maneira nenhuma, e a subir tinha que desencaixar o pé à mão e pedalar apenas com o pé esquerdo! Finalmente começamos a chegar ao final da IC e a ver muitas luzes, estávamos a chegar e felizes com o nosso feito apesar de muito cansados.

Em resumo foi uma aventura e tanto em que passamos por um indeterminado número de estados de espíritos e sensações, o desgaste maior foi mesmo a falta da cama, a dor de rabo e mãos, as pernas ao contrário do que imaginei aguentaram-se bem. O cansaço foi  tal que nem comemorámos como deve ser este feito!!

No dia seguinte acordamos e praia com eles. Eu fiz recuperação activa com uns 3kms de corrida, seguido de caminhada, o tendão apesar de inchado não me doía, que era um bom sinal, seguiu-se a hidratação de cevada e para finalizar fizemos uns 500mtr a nadar. Ehehe

Toda esta aventura só foi possível graças ao empenho de cada um no planeamento da aventura, e ao forte espírito de sacrifício e espírito  de grupo que ao contrário do que era esperado se manteve intacto e bastante forte.

Obrigado aos irmãos Filipe e Michael que seguiram no carro de apoio, e claro a todos aqueles que nos apoiavam constantemente com SMS, VALEU. 😀

Estatísticas:

Temp média: 26ºC   – Temp Max:30ºC  – Temp min:25ºC

Altitude média: 159mt –  Altitude Max: 286mt – Altitude min: 45mt

Pulsações Médias:114bpm – Enrgia consumida: 2666Kcal – Ascensão: 970 mt

(Rescaldo também em: http://www.j-rodrigues.com)

Guarda – Vilamoura numa só tirada de Bicicleta!!!

Venho por este meio divulgar a realização desta grande aventura, que uns denominam de insanidade mental outros concideram impossivel, para nós é um desafio, o espirito de aventura e sobretudo a vontade de desafiar os nossos limites onde tudo está a prova, predominam.

A ideia é ligar a Guarda a Vilamoura em bicicleta de Estrada, onde se estima 490 Kms com 4200mtr de acumulado numa só tirada, tendo por objectivo secundário realiza-lo em 24Horas. O repto foi lançado pelo Daniel Andrade à já algum tempo e aceite por todos os restantes praticamente de imediato.

A aventura terá inicio as 00:00H do dia 7 de Agosto.

Seremos um grupo de 6 elementos de seu nome:

• Alexandre Guilhoto
  • Daniel Andrade
  • David Rebelo
  • David Rodrigues
  • João Rodrigues
  • José Carlos Lopes

Podem seguir esta aventura através do meu FaceBook onde tentarei actualizar a nossa localização assim como o sucesso ou insucesso da aventura…

Campeonato Nacional de XCO Seia

Foi no fim-de-semana de 18 de Julho que decorreu em Seia a prova mais toda a época BTTistica.

Apesar de não ter treinado minimamente para o que esta prova exigia, marquei presença a fim de me divertir e claro dar o meu melhor. A prova era muito exigente quer fisicamente que técnicamente e por isso consegui um resultado que considero positivo, um 16º posto.

Campeonato Nacional de Maratonas – Manteigas

No passado Domingo dia 23 de Maio Manteigas teve o prazer de receber pelo 2º ano consecutivo uma das provas mais importantes de toda a época, o Campeonato Nacional de Maratonas onde se aribuiram os 1ºs titulos do ano.

A organização esteve de parabens nesta maratona uma vez que reuniu muitos dos bons ingredientes que uma maratona deste género necessita, posso dizer que o unico ponto negativo é mesmo a GRANDE FALTA DE CONDIÇÕES DOS BANHOS. O percurso é do mais belo, espetacular e duro que pode existir ou não estejamos no Parque Natural da Serra da Estrela.

A minha presença nesta prova foi mais para cumprir calendário, e para treinar um pouco, uma vez que o tempo é escasso como se pode notar pela falta de actualizações deste espaço, logo o unico objectivo era mesmo chegar ao fim visto não o ter conseguido em Arouca. Por este motivo sabia como estava e que não aguentava mais de 2H a um ritmo aceitável e decidi fazer a prova a gerir energia, sempre a cortar acima das 180 bpm o que me valeu um 44º posto em Absolutos, que me deixou muito satisfeito.

Geo-Raid – São Pedro do Sul – Dia 1

Pois é o 1º dia do Geo-Raid já está feito, depois de 7H e 30min a pedalar chegamos ao fim com um belissimo 10º Lugar, que se não fossem alguns problemas que tivemos teria sido ainda melhor. As braçadeiras do dorsal do David partiram 1 de cada vez, o que fez com que perdecemos algum tempo, eu por sua vez tive um problema com os suporte do GPS que se desapertou e tive que parar para remover, fora isso tudo correu como previsto. Percurso muito duro, com muito muito calhau, quer subidas quer descidas dureza ao extremo que por vezes fazia com que tivessemos de desmontar para ultrapassar as dificuldades.

Geo-Raid Series 2010 #1 – São Pedro do Sul

É já este fim de semana dia 10 e 11 de Abril que decorre a 1ª Etapa do Geo-Raid em São Pedro do Sul, prova essa em que eu e o David estaremos presentes como equipa, com o principal objectivo de chegar ao fim e só depois com o intuito de subir o mais possível na classificação.

Para quem não conhece o Geo-Raid é uma prova que prima pela dureza e beleza das etapas onde o espírito de equipa reina. A orientação do trajecto nas etapas é feita através de GPS. Para alem disso ainda existe uma regra de Handicap’s, isto é, a ordem de saída é feita conforme as idades do elemento com mais de 40 anos ou se existir algum elemento feminino na equipa sendo assim bonificados com uma percentagem de tempo, saindo mais cedo para as etapas. No 1º dia,  iram arrancar 60 equipas à nossa frente, sendo que nós apenas arrancaremos ás 8:30 da manha de Sábado. Sendo que o todal de equipas é de 150 Equipas ou seja 300 pessoas… O percurso vai ter 110Kms e mais de 3900 metros de acumulado! Ora vê o gráfico…

Prevemos que iremos passar por volta de 8Horas a pedalar em TOTAL autonomia, não sendo permitida ajuda do exterior aos atletas.

Para alem de nós(Guarda Unida Sport Clube II) estaram mais 2 equipas do GUSC presentes, GUSC I – Sérgio Valadares e Marco Martins e o GUSC III – Luis Marques e Daniel Andrade, que iram partir 8min e 11 segundos à nossa frente bonificando de um bónus de Handicap de 2% por parte do Sr. Marques.

Fica atento ás novidades…

Upgrade – Trek 8500

Chegaram os novos upgrades para a minha bela 8500. Um dos upgrades foi sem surpresas a bela da Fox F-100 RL com um peso bastante interessante(ver foto)…

O outro UpGrade foi trocar os antigos aros DT Swiss 4.2D que sinceramente não têm qualidade suficiente para peso e preço que têm. De “nacionalidade” Portuguesa, mais leves, mais bonitos e espero que mais resistente chegaram os Rodi BlackJack XC400 com um peso impressionante (apenas 1) o outro tem o peso normal de 386gr(que mesmo assim são mais leves que os DT), só ficam a desejar pela qualidade dos autocolante, que nota-se que foram colocados à pressa. Estes belos aros aliados a uns cubos DTSwiss 240S dão o peso de 1700gr o par das rodas. Os aros XC400 custam menos de metade dos DT, o valore de 21,00€ um preço impressionante!

Guarda – Moimenta Da Beira (Versão Longa!!)

Ontem dia 02 de Abril a equipa do Guarda Unida Sport Clube partiu rumo a uma aventura por estrada,  ligar Guarda a Moimenta da Beira em Bicicleta fazendo a ligação por estrada mas numa versão mais longa que complica em muito aquilo que é fácil, mas não era de esperar outra coisa estando o Tartaruga a coordenar as “operações”! Mas o objectivo era esse, dificultar e embelezar o percurso e por isso fizemos em vez dos 80Kms +/- directos que ligam a Guarda a Moimenta da Beira fizemos o dobro ou seja, 165kms com 2800 mtrs de acumulado! O trajecto foi o seguinte… GarBike-Alvendre-Tranjinha-Vila Franca das Naves-Trancoso-Golfar-Meda-Olas-São João da Pesqueira-Sernancelhe-Moimenta da Beira.

Volta dos Duros – 4 Cumes

No passado domingo dia 28 de Março foi dia de levantar cedo da cama, 7:30 da hora nova, 6:30 na hora antiga,  para uma volta dura que servia para preparação para a 1ªetapa do GeoRide. Eu, Fonseca, Sérgio, Marques, Cedric e o Mário foram os que estiveram dispostos a sofrer. A etapa contava com 4 subidas de categoria Especial e 2 de 2ªcategoria.

A volta muito muito por alto foi… Rossio – NDS-Lixeira-Pero Soares-Mizarela-Soida- Aldeia Viçosa-Cavadoude-Escolinha-Ventoinhas-Cubo-Maçainhas-Barragem-Vale de Estrela-Aldeia do Bispo-Albardeiros-Vela-Subida do Gás- Barracão-Rossio. No final a bela da pizza para recuperar forças e as “estatisticas” falavam por si… 95 Kms, 2900 Acumulado, 25% de Inclinação Máxima de subida, 29% de Inclinação Máxima de Descida, 5600 Calorias Gastas, 8Horas e 30 Minutos a pedalar com uma pulsação média de 136 bpm.

3 foram os desistentes e 3 foram os que chegaram ao fim da volta a muito custo… mas chegamos com a sensação de dever cumprido e com uma pequena imagem do que vamos apanhar no GeoRide, que terá mais 15Kms e mais 1100 de acumulado!!!! Lá estaremos para sofrer… 😉

Maratona do Centro – Pousos, Leiria

No passado fim de semana realizou-se a 1ª etapa da Taça de Portugal de XCM(maratonas) em Pousos – Leiria. A equipa do Guarda Unida Sport Clube esteve presente com 8 elementos mas apenas 4 chegaram ao final. Eu fui um dos infelizes contemplados que fiquei pelo caminho no 3º abastecimento…

1000 atletas inscritos e mais de 300 Inscritos Federados estiveram presentes nesta prova, um verdadeiro “record de bilheteira” numa prova da Taça. Eu arranquei muito muito cá atrás(dorsal 240) uma vez que não tinha qualquer classificação da Taça de maratonas do ano passado. No inicio “rolamos” um pouco em estrada, mas o ritmo era muito forte e não consegui passar muita gente. A estratégia era gerir e poupar o mais possivel as pernas para se tivesse em condições dar tudo depois do ultimo abastecimento, já ia com as pernas maçadas mas sabia que ainda tinha bastante para dar, contudo depois do 2º abastecimento o pneu sofreu um corte lateral o que deitou tudo por terra. Ainda meti camara de ar, mas passados 100 mtrs a camara rebentou novamente e lá se foi a recuperação!! Aguardei pelo David Rebelo e trocamos novamente a camara desta vez com pouco ar para ver se chegava ao 3º abastecimento mas passado 2Kms a camara cede novamente. Decidi seguir com o pneu furado e 10Kms depois chegámos ao 3º abastecimento mas a vontade de continuar já não era nenhuma e desisti.

Depois de analizar as classificações, provávelmente ficaria entre os 40/60 lugares, o que seria relativamente bom para o treino que tenho. Espero na 2ª etapa de XCM em Arouca já conseguir entrar no Top 20, para isso vou trabalhar bastante, e conto com algumas provas de preparação como:

• GeoRide em São Pedro do Sul
  • Rota do Trevo – Alfarazes – Guarda
  • Maratona de Portalegre

Ficam algumas fotos minhas e dos amigos, Obrigado À ANITA que está sempre presente a tirar fotos ao pessoal, Obrigado.

Equipamentos 2010 – Taça de portugal XCM

Foi hoje que chegaram às instalações da GarBike os belissimos equipamentos de 2010 a serem estreados já neste fim de semana na Taça de Portugal de Maratona em Leiria – Pousos. Esta que vai ser a 2ª Prova do meu calendário, promete dureza como é de esperar de uma maratona da Taça, vou ter que gerir muito bem as forças para poder trazer uma classificação razoável,  uma vez que por falta de treino diário não estou em condições fisicas para poder andar como gostaria.

Brevemente foto da sessão fotográfia de 2010…(a realizar)

Boas pedaladas

Up-Hill Manteigas-Penhas Douradas – Edição 2010

Dia 7 de Março eu e a minha Equipa do GUSC(Guarda Unida Sport Clube) rumámos até Manteigas para realizar a prova de Up-Hill que já se tornou hábito no meu calendário, quer por ser uma prova no meu terreno de eleição, quer por ser uma prova de preparação. Esperavam-nos 12Kms de subida que este ano tiveram a particularidade de serem bastante húmidos e consequentemente mais difíceis pela calçada estar molhada e escorregadia.

As expectativas não estavam altas, pois tinha consciência do pouco que tenho treinado e o objectivo passava por dar o melhor sem grande stress com a classificação e não abusando muito para não queimar o motor nos primeiros kms e aguentar o meu ritmo até ao fim. Mesmo assim não foi por isso que me desleixei com a bike e fiz alguns ajustes na configuração dela para este fim específico, nos quais tirei as anilhas todas da direcção para a parte superior com vista a baixar o centro de gravidade e baixei a ponta do selim para na subida sentir-me  mais confortável e aplicar melhor a força, a forqueta de carbono não entrou para este “ajuste” pois já está montada a bastante tempo e tudo indica que por lá more por mais uns tempos, espero que não parta entretanto…

A partida deu-se com a volta “inaugural” à volta da vila parando novamente na partida, e depois sim é que se deu a partida real. O ritmo inicial não foi muito agressivo para o que é hábito, mas mesmo assim ainda houve alguns esticões aos quais me mantive impávido e sereno sem responder muito para não queimar energias desnecessárias, as feras na frente acalmaram e eu mantive o meu ritmo passando para a frente. Quando entramos na calçada Perdi logo lugares ficando em 5º, mas durante a subida não fui capaz de manter a posição e ainda fui passado pelo Miguel Salvado ao qual tentei responder para manter a posição, mas foi nesta altura que as pernas me perguntaram pelo treino!!! e eu segui como consegui gerindo o 6º lugar até ao fim. Para o ano à mais… ficam as fotos…

*Se alguem quiser as fotos com qualidade superior é só pedir enviando o pedido para(alexmg00@hotmail.com)